Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em ACEITAR, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Direito do Trabalho

Atualizado 06/02/2023

Agentes Comunitários de Saúde agora são profissionais da saúde

Carlos Stoever

2 min. de leitura

Compartilhe:

Agentes Comunitários de Saúde agora são profissionais da saúde

Os agentes comunitários de saúde passaram a ser considerados profissionais da saúde, sendo considerada profissão regulamentada.

A mudança ocorreu com a Lei nº. 14.536/23, e vale também para os agentes de combate às endemias, os agentes da dengue.

O que são agentes comunitários de saúde?

Os agentes comunitários de saúde são profissionais que atuam na atenção básica.

Eles são o primeiro contato das pessoas com o SUS (Sistema Único de Saúde), atuando de casa em casa para acompanhar a saúde dos cidadãos.

Como os agentes comunitários de saúde são contratados?

Os agentes comunitários de saúde são contratados via processo seletivo público.

De acordo com a Emenda Constitucional nº. 51/2006, o processo seletivo público é uma espécie de concurso público, porém permite a restrição no local de moradia dos candidatos.

Isso ocorre porque, para exercer as funções de agente comunitário de saúde ou de combate às endemias, o profissional precisa residir na comunidade onde irá atuar – sendo conhecido na região de forma a conseguir entrar nas casas e realizar os acompanhamentos necessários.

O que muda para os agentes comunitários com a Lei nº. 14.536/23?

Com a Lei nº. 14.536/23, os agentes comunitários passam a ser considerados profissionais da saúde com profissão regulamentada.

Assim, torna-se possível cumular cargos públicos, conforme dispõe o Art. 37 inc. XVI alínea “c” da CF/88:

“Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

XVI – é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;”

Qual lei regulamenta a profissão de agente comunitário de saúde?

A profissão de agente comunitário de saúde é regulamentada pela Lei nº. 11.350/06.

Durante muitos anos, logo após a edição da lei, discutiu-se sobre o vínculo jurídico dos agentes comunitários com os Municípios – o que só foi resolvido com a certificação dos processos seletivos feitos antes da EC nº. 51/2006.

Foto de Carlos Stoever

Carlos Stoever

(Advogado Especialista em Direito Público)

Advogado. Especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Consultor de Empresas formado pela Função Getúlio Vargas. Palestrante na área de Licitações e Contratos Administrativos, em cursos abertos e in company. Consultor em Processos Licitatórios e na Gestão de Contratos Públicos.

@calos-stoever

Compartilhe:

Peças Recomendadas

Posts Recomendados