Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em ACEITAR, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Direito do Trabalho

Atualizado 31/10/2022

ANPD transformada em autarquia: o que isso significa?

Carlos Stoever

1 min. de leitura

Compartilhe:

ANPD transformada em autarquia: o que isso significa?

A ANPD transformada em autarquia é o atendimento de uma demanda antiga dos profissionais da LGPD.

Com a promulgação da Lei nº. 14.460/22, que converteu a MP nº. 1.124/22 em lei ordinária, a alteração se torna definitiva.

Mas os impactos desta alteração vão muito além do mero status administrativo.

O que era a ANPD?

A ANPD – Agência Nacional de Proteção de Dados, foi criada como um órgão da Administração Pública Federal, vinculado à Presidência da República.

Com isso, tinha reduzida autonomia administrativa e financeira.

Além disso, não possuía capacidade processual – ou seja, não podia ingressar judicialmente para exigir o cumprimento da LGPD.

As vantagens da ANPD transformada em autarquia

A ANPD transformada em autarquia ganha grande autonomia, como ente de personalidade jurídica de direito público interno.

Com isso, a ANPD passa a:

  • Possuir capacidade postulatória judicial, podendo ingressar judicialmente para exigir o cumprimento da LGPD, além de cobrar as multas por ela aplicadas;
  • Ter legitimidade regulatória, ao mesmo nível do Banco Central do Brasil, da Agência Nacional do Petróleo, da ANVISA e da ANS.
  • Expedir medidas cautelar como a suspensão das atividades de tratamento de dados, bem como aplicar multas por dano moral coletivo.
  • Ter independência organizacional, garantindo a estabilidade institucional necessária para que a proteção de dados seja uma política pública de longo prazo.
Foto de Carlos Stoever

Carlos Stoever

(Advogado Especialista em Direito Público)

Advogado. Especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Consultor de Empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas. Palestrante na área de Licitações e Contratos Administrativos, em cursos abertos e in company. Consultor em Processos Licitatórios e na Gestão de Contratos Públicos.

@calos-stoever

Compartilhe:

Peças Recomendadas

Posts Recomendados