Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em ACEITAR, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Direito Administrativo

Atualizado 09/02/2024

As alterações da Lei de Improbidade chegam ao STF

Carlos Stoever

2 min. de leitura

Compartilhe:

As alterações da Lei de Improbidade chegam ao STF

As alterações da Lei de Improbidade chegam ao STF pela ADI 7236.

Ao enfrentar as alterações promovidas pela Lei n. 14.230/21 na Lei de Improbidade Administrativa, o STF está discutindo conceitos bastante profundos no direito brasileiro.

O que é uma ADI?

ADI significa Ação Direta de Inconstitucionalidade.

Este tipo de ação é proposto perante STF e tem por objetivo realizar o controle de constitucionalidade, visando lei ou ato normativo que contrarie a Constituição Federal.

Do que trata a ADI 7236?

Ajuizada pela CONAMP – Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, a ADI com pedido de medida cautelar objetiva impugnar o art. 2º Lei n. 14.230/21. que alterou alguns os dispositivos da Lei n. 8.429/92.

O que é LIA?                                                 

A Lei de Improbidade Administrativa – Lei n. 8.429/92 – é uma legislação que visa coibir a prática de atos que contrariam os princípios da administração pública, prevendo a responsabilização, sanções que devem ser aplicadas aos agentes públicos.

A Lei também é aplicável a toda pessoa física ou jurídica que tenha de alguma forma contribuído ou se beneficiado do ato considerado ímprobo.

O que é um ato de Improbidade Administrativa?

Os atos considerados como ímprobos estão previstos nos artigos 9o, 10 e 11 da Lei n, 8.429/91, alterados pela Lei n. 14.230/21.

Existem uma grande discussão se o rol neles previsto é taxativo ou exemplificativo – permitindo a inclusão de outras atividades ao conceito de ato de improbidade administrativa.

O cerne de tais atos é:

  • Enriquecimento ilícito pela prática de ato doloso em razão da função pública;
  • Lesão ao erário em razão de ação ou omissão dolosa;
  • Ofensa aos princípios da administração pública, que viole os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade.

Quais as consequências para o crime de Improbidade Administrativa?

A própria Constituição Federal no seu art. 37 § 4º prevê como consequência:

  • Suspensão dos direitos políticos
  • Perda da função pública
  • Indisponibilidade dos bens
  • Ressarcimento ao erário
  • Ação Penal cabível

Qual o desfecho da ADI 7236?

As alterações da Lei de Improbidade tiveram seu primeiro enfrentamento no STF em 27/12/2022, tendo sido parcialmente deferida a liminar requerida na ADI 7236.

Na ocasião, foi suspensa a eficácia da maior parte dos dispositivos questionados no processo.

Agora, a União Federal será citada para contestar a ação – na qual se espera a intervenção de grande número de amicus curiae.

Foto de Carlos Stoever

Carlos Stoever

(Advogado Especialista em Direito Público)

Advogado. Especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Consultor de Empresas formado pela Função Getúlio Vargas. Palestrante na área de Licitações e Contratos Administrativos, em cursos abertos e in company. Consultor em Processos Licitatórios e na Gestão de Contratos Públicos.

@calos-stoever

Compartilhe:

Peças Recomendadas

Posts Recomendados