Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em ACEITAR, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Direito do Trabalho

Atualizado 28/06/2022

É obrigatória escritura pública para doação de imóvel?

Carlos Stoever

1 min. de leitura

Compartilhe:

É obrigatória escritura pública para doação de imóvel?

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça mudou o entendimento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) em que a doação de imóveis com valor acima de 30 salários mínimos poderia ser por contrato particular, porém com a nova decisão deverá a escrituração ser lavrada de forma pública.

Na decisão do Recurso Especial 1.938.997-MS, foi dado parcial provimento ao recurso que afastava a obrigação de se construir uma arena cultural em terreno que havia sido objeto de doação por meio de contrato particular.

Logo após a escritura pública de doação ter sido celebrada, foi realizado novo aditivo de forma particular, afastando o encargo estabelecido anteriormente, o que em juízo de primeiro grau foi o ato julgado improcedente, entendendo o magistrando que ocorreu sobreposição da escritura pública a particular.

O que diz o Código Civil sobre a doação de imóvel com valor acima de 30 salários mínimos?

Ainda em primeiro grau o juízo entendeu que deveria prevalecer a regra geral do artigo 108 do Código Civil que exige a escritura pública para imóveis com valor acima de 30 salários mínimos.

Em segunda instância o TJ-MS baseado no artigo 541 do Código Civil alterou a decisão anterior e manteve o contrato particular como forma de legitimar o aditivo.

No entendimento do Superior Tribunal de Justiça para se caracterizar a doação, se faz necessária (i) a transferência do patrimônio do doador ao donatário e (ii) por ato de liberalidade daquele.

Para o relator Ministro Marco Aurélio Bellizze, a doação a declaração de vontade não depende de forma especial, a não ser que a lei exija (o artigo 107 do Código Civil).

Na conclusão do voto o ministro afirmou: “Dessa maneira, em interpretação sistemática dos arts. 107, 108, 109 e 541 do CC, a doação – por consistir na transferência de bens ou vantagens do patrimônio do doador para o do donatário –, quando recair sobre imóvel cujo valor supere o equivalente a 30 (trinta) salários mínimos, deve observar a forma solene, efetivando-se, com isso, mediante escritura pública”.

Foto de Carlos Stoever

Carlos Stoever

(Advogado Especialista em Direito Público)

Advogado. Especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Consultor de Empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas. Palestrante na área de Licitações e Contratos Administrativos, em cursos abertos e in company. Consultor em Processos Licitatórios e na Gestão de Contratos Públicos.

@calos-stoever

Compartilhe:

Peças Recomendadas

Posts Recomendados