Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em ACEITAR, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Direito do Trabalho

Atualizado 03/08/2022

STJ julga Tema 1.018 – Segurado do INSS tem direito a optar pelo benefício mais vantajoso

Carlos Stoever

1 min. de leitura

Compartilhe:

STJ julga Tema 1.018 – Segurado do INSS tem direito a optar pelo benefício mais vantajoso

Em julgamento do Recurso Especial 1.767.789, o STJ decidiu que o segurado do INSS que receber benefício previdenciário mais vantajoso administrativamente, tem direito a optar por ele ao invés do benefício recebido via judicial.

Se o benefício for concedido administrativamente no curso da ação, o beneficiário poderá cobrar, em cumprimento de sentença, os valores menores, devidos até a data da implementação administrativa pelo INSS.

No julgamento do Tema 1.018, foi feito a ressalva de que tal situação não configura desaposentação do beneficiário, mas correção do valor do benefício.

O que é desaposentação?

Desaposentação é a concessão de um benefício mais vantajoso ao segurado que, mesmo já aposentado, seguia trabalhando e contribuindo para o INSS.

O que aconteceu com a desaposentação?

O STF decidiu pela inconstitucionalidade da desaposentação ao julgar o Tema 0503.

Como funcionava a desaposentação?

Antes da decisão do STF, os aposentados seguiam trabalhando e realizando as contribuições.

Com o passar do tempo, ingressavam judicialmente pedindo novo enquadramento previdenciário, pois fariam jus a um valor maior de aposentadoria em razão das novas contribuições.

O que acontece com quem se desaposentou judicialmente?

O STF decidiu que os casos já transitado em julgado devem ser mantidos, não sendo atingidos pelo julgamento de inconstitucionalidade da desaposentação.

Qual o futuro da desaposentação?

A desposentação é objeto do Projeto de Lei n. 76/2015, que regular o direito do beneficiário de renunciar à aposentadoria por tempo de contribuição.

Com isso, poderá se aposentar novamente com base nas novas contribuições realizadas.

O projeto de lei está aguardando deliberação em plenário desde 05/03/2020.

Foto de Carlos Stoever

Carlos Stoever

(Advogado Especialista em Direito Público)

Advogado. Especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Consultor de Empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas. Palestrante na área de Licitações e Contratos Administrativos, em cursos abertos e in company. Consultor em Processos Licitatórios e na Gestão de Contratos Públicos.

@calos-stoever

Compartilhe:

Peças Recomendadas

Posts Recomendados